No Brasil, 49% das pessoas acessam a internet exclusivamente pelo celular, segundo a pesquisa TIC Domicílios 2017, divulgada pelo Comitê Gestor da Internet (CGI.br). Esses dados comprovam a importância de pensar no mobile first para divulgar a sua clínica e assim alcançar mais pessoas.
O conceito mobile first foi apresentado por Luke Whoblewski, diretor de produto do Google, e propõe que, ao criar um site, deve-se priorizar a versão para smartphones e tablets e depois adaptá-la para computadores.
O celular tornou-se a opção mais rápida e fácil de acessar conteúdos na web, por isso, o Google mudou a forma de indexação – processo no qual robôs de rastreamento fazem varreduras detalhadas em bilhões de páginas e utilizam as informações coletadas como respostas às pesquisas realizadas no buscador – e ranqueamento, favorecendo as empresas com sites otimizados para a versão mobile.
“O mobile first, na verdade, seria sinônimo também de content first (conteúdo primeiro) – você prioriza o conteúdo com arquitetura de informação mais objetiva e visualmente limpa, tirando tudo que seja supérfluo. O usuário está muito apressado, não gosta de ficar procurando muito, então você joga um foco total na usabilidade e na boa experiência do usuário”, explica Patrícia Galante de Sá, professora de Branding, Marketing, Sustentabilidade, Ética, Gestão de Serviços e Comportamento do Consumidor na IBE Conveniada FGV.
Porque sua clínica ou consultório deve se adaptar ao mobile first
Por acompanhar o usuário 24 horas por dia, o celular se transformou na melhor ferramenta de comunicação e marketing para empresas. Em razão disso, é fundamental que clínicas e consultórios tenham uma página informativa e agradável. Com a quantidade de informações disponíveis na internet, o site é como uma vitrine de divulgação, portanto, pode influenciar o internauta na escolha de um produto ou serviço.
Luiz D’Elboux, diretor de marketing da HostGator, aconselha o uso de aplicativos de comunicação como WhatsApp e redes sociais para oferecer atendimento – desde que dentro das diretrizes do Conselho Federal de Medicina (CFM) – e agendamento nas clínicas.
“É importante também criar conteúdo relevante que responda às dúvidas que as pessoas têm sobre a área do médico e/ou da clínica. Isso pode ser feito por meio de textos de blogs, vídeos, e-books e podcasts e, posteriormente divulgado nas redes sociais e por meio de campanhas de anúncios para mobile, por exemplo”, ressalta.
Existem inúmeras possibilidades de explorar o mobile na divulgação da sua clínica. Sá recomenda os aplicativos que utilizam a geolocalização do smartphone para encontrar médicos mais próximos. O site da clínica também pode oferecer o download dos resultados de exames e receitas médicas. Além disso, pode ser interessante para o paciente consultar o catálogo de médicos, comparar preços e endereços.
“O mobile é o principal canal de acesso das pessoas hoje em dia. O mobile first obriga você a ser mais objetivo, minimalista e adaptar a navegabilidade para os hábitos que as pessoas já têm no celular – velocidade, usabilidade e conteúdo. Tudo isso economiza tempo para todos os lados”, finaliza.
O novo portal da Seguros Unimed foi pensado para mobile e oferece uma navegação fácil, informativa e ágil para os pacientes.
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